Encontrei um animal abandonado, o que fazer?


Nós não recolhemos nem aceitamos animais. Não temos abrigo, somos voluntários.  Não existe um local que aceite animais, as outras ONGs também estão cheias e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), embora seja obrigação deles, não recolhe animais.

Portanto se você encontrar um animal abandonado, faça sua parte como amigo dos animais: resgate, cuide e promova a adoção você mesmo. Se cada um fizer por um, o mundo fica melhor!

Aqui vão algumas orientações.

1. Aja rápido, isso pode salvar a vida do animal

  • Certifique-se de que ele não esteja perdido: pergunte na vizinhança, confira os sites de animais perdidos e adoção (colocamos uma lista no final desta seção);
  • Ofereça ou encontre um lar provisório, onde ele possa ficar até sua adoção. Um lar provisório não é um lar ideal, pode ser qualquer cômodo da casa, onde o animal vai se recuperar. Se ele fosse para uma clínica, ficaria em uma gaiola – um banheiro já é melhor que uma gaiola, e é provisório.

 

2. Castre, vacine, vermifugue e identifique o animal

Essa é a principal forma de zelar corretamente e com amor pela vida dele.

Para informações sobre castração, inclusive sobre onde castrar, clique aqui.

Para saber onde há hospitais veterinários gratuitos, clique aqui.

Sobre identificação animal, clique aqui.

 

3. Monte uma campanha

Use fotos, vídeos, fale sobre a personalidade do animal (incluindo dados como sexo, idade estimada etc.) e conte brevemente sua história. Envolva pessoas que gostem de animais e convoque-as para ajudar! Faça uma campanha de doação com todas as pessoas possíveis: amigos, parentes, vizinhos.

Coloque cartazes em pet shops, clínicas, padarias, mercados etc.

Divulgue por e-mail, mídias sociais como Facebook (em sua página pessoal e nos diversos grupos sobre animais), Instagram etc. Delegue funções: um ajuda com uma coisa, outro com outra. Divulgue em sites especializados em adoção de animais – veja a lista no final desta seção.

 

4. Vá a feiras de adoção

Levar em feiras de adoção é a forma mais rápida e eficaz de doar um animal. Entre em contato com os organizadores das feiras e peça para abrir um espaço para você levar o animal. Lembramos que, para isso, ele precisa estar castrado, vacinado e vermifugado!

 

5. Precisa de dinheiro para cuidar do animal?

Gere soluções: promova uma vaquinha entre amigos ou on-line (sites de financiamento coletivo); venda rifas; organize um evento beneficente como bazar, brechó, jantar, almoço, apresentação etc. Reveja seus gastos. Converse com todos os envolvidos explicando que se trata de uma ação social, parcele, troque serviços. Procure serviços sociais e gratuitos. Promova o coletivo, e verá que existe esperança. Barreiras existem e são superadas, algumas mais fáceis do que você pensa.

 

Importante:

  • Ao encontrar um candidato, procure conhecer seu perfil: se já teve animal(is), o que aconteceu com ele(s). Se ainda houver animal(is) na casa, informe-se se as vacinas estão em dia para que não haja transmissão de doenças; conheça o espaço onde a pessoa mora, entenda quais são suas intenções em relação ao animal, informe-a sobre guarda responsável (leia aqui);
  • Doe gatos somente para apartamentos telados;
  • Peça cópia de CPF, RG e comprovante de residência;
  • Entregue uma cópia do Art. 32 da Lei 9.605/98, que explica que maltratar animais é crime (leia aqui sobre maus-tratos);
  • Faça a pessoa assinar um termo de responsabilidade – entre em contato conosco, podemos enviar o modelo por e-mail.

Havendo vagas, poderemos oferecer um espaço para expor o animal para adoção. Para isso, o animal deve estar castrado, vacinado, vermifugado e com atestado de saúde emitido por escrito pelo veterinário responsável, indicando o estado de saúde. Ressaltamos que não ficaremos com o animal, e o responsável deverá levá-lo e permanecer com ele até a adoção!

 

Sites de animais perdidos:

Cachorro Perdido

Procura-se Cachorro

Pets Perdidos 

Clube dos Animais

Eu me Perdi

Web Animal

 

Sites para cadastrar animais para adoção:

Adote um Vira-Lata 

Clube dos Animais

Gatinhos de Toda Parte

Web Animal

 

Caso você conheça outros sites de animais perdidos e para adoção, mande-nos o link, para contato@naturezaemforma.org.br.